12 novembro 2012

VADE RETRUM



Como trabalhador do sector público do Estado, estou obrigado, desde Janeiro de 2011, a aplicar o acordo “Abortográfico” tendo recebido instruções por escrito (mal escritas!) nesse sentido.
Nas instruções que me foram facultadas quanto ao modus faciendi (e que incluíam a configuração do revisor do programa para “Após Acordo”), é dito que as palavras que apareçam sublinhadas a vermelho devem ser substituídas por uma das palavras que é sugerida pelo “Microsoft Word (MW)” quando clicar com o botão direito do rato por sobre a palavra pretensamente mal escrita por não seguir aquele acordo.
Desde logo, surgem-me duas pertinentes e práticas questões (que apesar de merecerem uma resposta por parte dos meus superiores, não a obtêm por razões óbvias) :

Primeira questão (genérica): como cultor da Língua Portuguesa também perfilho a perfeita ortografia.
Logo, quando colocado perante este cenário, como faço para escolher entre dois ou mais erros e qual a lógica a seguir nessa aberrante escolha?

Segunda questão (específica): quando escrevo uma palavra que o MW sublinha a vermelho - e não por se tratar de um erro gramatical ou ortográfico – e o programa não apresenta uma opção correspondente nem alternativa mas apenas outras sugestões de palavras, o que devo fazer?
Surgiu-me esta última questão quando escrevia a seguinte frase:
“Neste processo foram detectadas várias anomalias.”

A palavra “detectadas” aparece sublinhada a vermelho e quando clico no botão direito do rato por sobre a palavra aparecem as seguintes opções de substituição: detestadas, destetadas, detestada.

Alguém me sabe dizer qual a palavra a escolher?

O que me parece mesmo, sem grandes dúvidas,  é que neste “aborto” foram destetadas várias anomalias…
Vade retrum.

AJV
2012.11.12

Livres

Livres

Jehovah Jireh

Jehovah Jireh

Deus Não Está Morto


Inspiração Bíblica Diária